Densitometria Óssea

A Densitometria Óssea é um exame utilizado para avaliar a densidade mineral dos ossos. Ele é amplamente utilizado na medicina para o diagnóstico e acompanhamento de doenças ósseas, como a osteoporose. A densidade mineral óssea é um indicador da saúde óssea, e a densitometria óssea permite medir essa densidade de forma precisa.

O exame de densitometria óssea é realizado por meio de um aparelho chamado densitômetro, que emite pequenas quantidades de radiação ionizante, geralmente raios-X de baixa dose. O paciente é posicionado deitado em uma mesa enquanto o aparelho escaneia as áreas específicas do corpo, geralmente a coluna lombar, o quadril ou o antebraço.

DIAGNÓSTICO

O exame também pode ser solicitado para avaliar o risco de fraturas em pacientes com outras condições médicas que afetam os ossos além da osteoporose, como a doença de Paget, a osteomalacia, a artrite reumatoide e a hipertireoidismo.

ESPECIALIDADES

Diversas especialidades médicas podem solicitar a realização da densitometria óssea, incluindo reumatologia, ortopedia, ginecologia e medicina interna. Esses profissionais utilizam os resultados do exame para auxiliar no diagnóstico, no monitoramento da resposta ao tratamento e na avaliação do risco de fraturas em seus pacientes.

VANTAGENS

Avalia o risco de fraturas em pacientes com outras condições médicas que afetam os ossos além da osteoporose, como a doença de Paget, a osteomalacia, a artrite reumatoide e a hipertireoidismo.

CUIDADOS

É importante ressaltar que a densitometria óssea é um exame não invasivo e relativamente rápido, geralmente durando entre 10 e 30 minutos. Além disso, a exposição à radiação ionizante durante o procedimento é mínima e considerada segura.

 

 

Na Unirad você poderá encontrar equipamentos com tecnologia de ponta, para diagnósticos com maior assertividade e qualidade.

Horários de atendimento

  • De segunda a sexta das 7h20 às 23h
  • Sábado das 7h20 às 21h

Fale conosco

contato@clinicaunirad.com.br

Convênios